top of page

Palestra

Gratidão

 

Poeta Márcio Ricardo

 

 

Quem sou? Como surgi?

 

Sou como muitos jovens periféricos determinados a “causar” mudança.

Surgi em meados de 2006, na verdade nesta época eu fazia parte de um grupo era formado por quatro integrantes, Luiz, Michel, Lucas e Douglas. Tudo começou com um nome chamado “Os Criativos” pois modéstia à parte sempre trabalhamos com o intelecto e a forma ágil de se pensar.

Ao longo dos meses o nome mudou pela primeira vez, para: “Família Criativa”, pois o grupo queria familiarizar a arte, e o objetivo ideal na época era tornar uma família mesmo!

Dois anos depois houve um esboço de mais uma mudança de nome: “Expressão Favela” Porém o nome definitivo ficou mesmo na sua ultima e derradeira mudança; Que foi para o nome: “Semblantes”.

 

Que nome é esse?

Semblantes é a nossa feição, o que ela tem a dizer no decorrer dos dias, você pode estar tanto triste quanto feliz, e isso é o que nós queremos passar nas músicas e poesias.

 

O Grupo Semblantes é um grupo de Rap Nacional, que mostra nas suas letras as “revoltas” que muitos querem reivindicar, porém não conseguem e nem sabem como fazer.

Falamos do que nos incomoda, do que deveria ser o certo, incentivando os jovens a seguir nas diversas artes e não no mundo do crime ou das drogas.

O grupo trabalha sem almejar fins lucrativos, embora tirarmos de nosso bolso para fazer as apresentações.

Hoje eu trabalho nas escolas só, apenas em formato solo, pois dentro do Grupo eu era o único que queria estar nas escolas realmente dando sequência no projeto.

E desde então a qualidade não caiu, pelo ao contrário ela se expandiu ainda mais, pois me deu liberdade para conversar ainda afundo com os alunos, num papo descontraído e literário.

 

 

 

  • Minha ideia inicial.

 

Depois de estudar, ler e reunir muitas informações contundentes e necessárias para o povo, resolvi colocar em prática com o  Rap e a poesia.

Porém o Rap nem sempre é aceito na sociedade, principalmente em meios de ensino, como escolas e demais instituições.

 

 

 

 

  • O que envolve o projeto

No projeto envolve diversas artes e intervenções no geral.

Todas as crianças e jovens. Diversas idades.

Melhorias para que a nossa juventude possa viver em uma futura sociedade justa.

 

 

 

  • Apresentações

Elas acontecem no horário letivo de aulas, pois o objetivo é atingir o maior número de jovens. Palestras cada uma de 1 hora e 50 ou 2 horas e se caso não suprir todas as salas, voltar no dia seguinte para término.

 

 

  • Incentivos

Incentivo os jovens a:

 

Cantar, declamar, escrever, dançar e participar de ações ao decorrer das datas, ou seja, deixaremos contatos para que eles se politizem a participar, para ver mesmo o interesse dos jovens.

 

 

EXPERIÊNCIAS E PROFISSÕES

 

Escritor, Poeta, Rapper.

Oficina de Poesias na escola EMEF Padre José Pegoraro (Até 2013)

Oficina de Poesias, reforço gramatical e formação de versos/rimas/poesia na escola EE Giulio David Leone (Até 2015)

Organizador e mediador da Roda de Poesias do CAPS “Centro de Artes e Promoção Social” na Casa de Cultura Palhaço Carequinha (Parque América) – Todo o segundo Sábado de cada mês.

Palestrante (Literatura, Poesia).

Palestras “Gratidão” nas escolas em projeto solo:

EMEF Paulo Setúbal (JD Primavera), EE Francisco de Paula, (Capão Redondo),

EE Giulio David Leone (Jordanopolis), EE Paulino Nunes Esposo (JD Casa Grande),

EE Profª Maria Juvenal Homem de Mello (JD Castro Alves), EE Herbert Baldus (JD São Bernardo), Senac pelo curso PET (Grajaú).

Palestra com poesias e músicas orquestradas por mim enquanto fazia parte do coletivo Semblantes:

EE Eurípedes Simões de Paula (JD Lucélia), EE Prof° Carlos de Moraes Andrade (Grajaú), EE Prof° Carlos Ayres (Parque América), Colégio Certus (Primavera Interlagos), Colégio Santa Rita (Grajaú), EE Samuel Wainer (Grajaú), EE Prof° Adelaide Rosa (Grajaú), EMEF João da Silva (JD Lucélia), EE Vieira de Morais (Rio Bonito), EMEF Olegário Mariano (Vila São José), Bienal do Livro (Anhembi), DRE Diretoria Regional de Ensino da Capela do Socorro (Capela do Socorro), Centro Profissionalizante Girassol (Grajaú), Universidade Presbiteriana Mackenzie (Consolação), EMEF Newton Reis (Vila Curuça, ZL), EE Maria de Lourdes Almeida Sinisgalli (Parelheiros), EMEF Frei Damião (Parque Residencial Cocaia), Senac Interlagos com o Programa PET “Programa de Educação ao Trabalho” (Interlagos), EMEF Teresa Margarida (Vila Gilda), Participante do Artisticamente do Projeto Malungo, Participante (Até o começo do ano) no Fórum de Cultura Grajaú.

 

Conquistas como Autor:

Lancei o meu livro “Felicidade Brasileira” pela Editora Filoczar, nos demais saraus de São Paulo:

Roda de Poesias do CAPS (Parque América), Sarau da Cooperifa (JD Guarujá), Suburbano Convicto (Bixiga), Sarau Caieiras (Caieiras), Sarau da Fábrica (JD São Luís), Autor da Biblioteca (CEU Parelheiros), Autor da Biblioteca (CEU Cantos do Amanhecer), Roda de conversa na Biblioteca (CEU Vila Rubi), Lançamento na Livraria Martins Fontes (Paulista), Poeta atuante do Projeto Possibilidades (Vila Rubi), Lançamento no Sarau Sobrenome Liberdade (Jordanopolis), Apresentação de Poesias na EE Maestro Heitor Villa-Lobos (Parque das Árvores), Lançamentos de meu livro no Slam do 13 e no Slam do Grito (com cobertura do Programa Manos e Minas).

Conquistas como musico:

Pertenci ao Grupo Semblantes, no qual lançamos dois Ep's: "Parte das verdades" (2012) e  "A vida é feita de Semblantes" (2014). Ganhamos o evento "Reviva Rap" 2014 e rodamos SP com nossa musica. À partir de 2014 não fiz mais oarte do Grupo Semblantes e dei sequência no Rap com o meu trabalho solo e em 2016, lancei o "Álbum Gratidão"; Disponível no Spotify, Soundcloud, Youtube, Deezer, Googleplay e muitos outros.

 

Valorização do trabalho através de mídias:

Entrevista para TV Brasil para o Programa “Para todos”

 Sobre Saraus, Entrevista para a Rádio Justiça de Brasília, sobre o meu livro e o trabalho nas escolas, Entrevista e Matéria sobre a Roda de Poesias do CAPS, para o SPTV 1° Edição.

 

 

Agitador Cultural do Evento “A vida é feita de Semblantes” e "A poesia convida".

Mediador da "Roda de poesias do Centro de Arte e Promoção Social".

 

Autor também do Livro “Só para loucos” que será lançado em 2017.

 

  • Objetivo

O objetivo é mostrar através da literatura um novo caminho aos jovens, mostrar que a poesia liberta e abre um enorme leque de oportunidades, sou escritor com livro lançado e sou da periferia pois acreditaram no meu trabalho, como a escritora e filosofa Maria Vilani, e o Filosofo César Mendes Da Costa dono da Editora e livraria Filoczar, a única localizada realmente na periferia , na qual tem formados novos leitores e escritores como eu.

  • Justificativa

A palestra “Gratidão” é uma forma de agradecimento por tudo que já me aconteceu de bom e pela minha superação de outras.

A ideia sempre foi querer passar um pouco do que eu sei e ao ver um jovem um dia em uma escola dizer que iria largar as drogas pra fazer o que eu faço porque era legal e bom, isso não teve preço e motivou ainda mais para seguir neste trabalho.

bottom of page